Patrocínio

Promoção

Assuntos

Dicas para iniciantes!

Windows XP



O Windows tem muitos recursos personalizáveis... acontece que nem todos os usuários sabem colocar em pratica o que é importante do Sistema Operacional Windows , todos mexem e mexem nas telas de configurações e depois não sabem voltar nas configurações originais. Então vai ai algumas dicas para quem usa o Windows XP, em geral para iniciantes.

1 – Aparência das Janelas
O Windows XP tem um visual bonitinho, mas isso tem um preço; a maquina fica mais pesada. Cada imagem dos botões coloridos, dos diferentes ícones e componentes visuais são carregados para a memória e fica lá até que se pare de usar o computador . Você pode deixar o Windows mais leve se desativar esses recursos visuais, e o visual será parecido com o do Windows 2000. Depois você poderá deixar no estilo XP normalmente, essa opção pode ser alterada quando você quiser!
Para trocar o visual: clique com o botão direito num lugar vazio da área de trabalho (qualquer lugar que não seja um ícone), e escolha "Propriedades" no menu que aparece. Abrirá a janela "Propriedades de vídeo". Clique então na aba "Aparência", e depois clique na setinha de escolha embaixo do item "Janelas e botões", e escolha "Estilo tema clássico do Windows". Feito isso, clique no botão "Aplicar", aguarde alguns segundos, e dê OK. Você verá que o visual não fica prejudicado,  apenas não terá as cores animadas (e pesadas!) do Windows XP. 

2 - Conteúdo do painel de controle, com fácil acesso
 
Vira e mexe você tem que alterar alguma opção no painel de controle. Navegar por ele exige alguns segundos e escolhas... Mas você pode deixar todos os itens dele diretamente acessíveis pelo menu Iniciar. Para isso... Clique com o botão direito no botão "Iniciar", escolha "Propriedades". A caixa de diálogo "Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar" será aberta. Clique na aba "Menu 'Iniciar'", depois no botão "Personalizar". Abrirá outra janelinha com duas abas, "Geral" e "Avançado". Clique na aba "Avançado". No quadro "Itens do menu Iniciar", role para baixo, até achar o item referente ao painel de controle. Quando o encontrar, marque a opção "Exibir como um menu". Clique em OK, e depois em OK novamente pra fechar a outra janela. Pronto, clique no Iniciar, aponte para "Painel de controle" e veja!



3 - Estilo do menu iniciar

Se você quiser o menu Iniciar no estilo clássico, onde aparecia uma lista apenas, pode alterar isso facilmente... Clique com o botão direito no botão "Iniciar", escolha "Propriedades". Na guia (aba) "Menu 'Iniciar'", marque a opção "Menu 'Iniciar' clássico", e dê OK. Você pode clicar no bt "Personalizar" se quiser alterar as opções desse modo do menu Iniciar. Assim ele ficará como no Windows 2000, Me, 98 etc. Isso não altera nenhum programa, tudo o que roda no Windows XP continuará funcionando, na verdade para todas estas dicas. Não é porque seu sistema estará no visual clássico que ele se tornará antigo.

4 - A barra 'iniciar rapidamente' muito útil e rápido


Ela mostra botões para abrir programas, e fica ao lado do botão Iniciar. Por padrão, no Windows XP ela não aparece. Para mostrá-la: clique com o botão direito na barra de tarefas (num lugar vazio, que não seja um botão de janela nem no relógio - a barra de tarefas é a barra azul que contém o botão iniciar). Escolha o menu "Barras de ferramentas", e marque (clique) o item "Inicialização rápida". Para adicionar seus programas favoritos nessa barrinha basta clicar no ícone do programa e, sem soltar o botão do mouse, arrastar sobre essa barra. Os itens que não ficam visíveis por causa do espaço podem ser acessados clicando-se na setinha >> ao lado do último botão.

5 - A pesquisa de arrquivos

Você não sabe onde guardou um arquivo? Tem o nome dele? Lembra de um texto que tinha dentro dele? Lembra pelo menos um trecho do nome da pasta dele? Clique no botão "Iniciar", escolha "Pesquisar", e procure então pelo item desejado... É tão fácil que nem precisa explicar muita coisa... EXPlore!


6 - Renomear muitos arquivos de uma vez só

Fácil: selecione todos eles e tecle F2, ou clique com o botão direito num deles (com todos selecionados) e escolha 'Renomear'. Então você digita o nome que quiser, e todos os outros receberão o mesmo nome seguido de números, como (1), (2), (3), etc. Ideal para organizar as fotos que vc baixa da sua câmera digital!
Dica extra: para selecionar todos os arquivos de uma pasta, clique dentro dela e tecle CTRL+A.. Fácil, Fácil!



Espero que tenha ajudado. Procure sempre por dicas no Google e mantenha sempre seu PC em ordem para ter um bom desempenho na hora de usá-lo.
Home - Loja Online - Artigos - Gospel - Infomática - Linux - Contato - Login