Patrocínio

Promoção

Assuntos



Instalação do Ubuntu 9.04


Antes de começar a instalação propriamente dita, devemos verificar se a BIOS do computador permite o boot (inicialização de sistemas) via DVD. Para verificar se o boot via DVD já está configurado, basta inserir o DVD do Ubuntu 9.04 customizado pelo Linux no PC Linux no drive, e reinicializar o computador, caso o instalador comece a executar é por que o boot via DVD é permitido, senão deveremos configurar a BIOS.
Para configurar a BIOS do computador para permitir o boot via DVD, devemos primeiro reinicializar o computador, ou liga-lo, caso esteja desligado.  Quando o computador é ligado (reinicializado) um texto com informações de como acessar as configurações da BIOS aparece na parte inferior da tela do monitor de vídeo, normalmente precisamos apenas ficar pressionando a tecla “Delete” ou a tecla “F2” para acessar o configurador da BIOS. Na tela do configurador da BIOS procure a opção “Boot Sequence”, ou similar, e altere para permitir que a opção “1st Boot Device” seja CD/DVD e que a opção “2st Boot Device” seja o HD (disco rígido) primário, grave a nova configuração e saia (normalmente isso é feito pressionando a tecla “F10”).
O processo de instalação é muito simples, é basicamente composto em cliques no botão "Avançar" e na digitação de algumas informações para a criação do usuário.
Insira o DVD do Ubuntu 9.04 customizado pelo Linux no PC Linux no drive e reinicie seu computador, o processo de boot iniciará e uma tela contendo o menu de opções será apresentada



Selecione o idioma "Português do Brasil", selecione a opção "Testar o ubuntu sem qualquer mudança no seu computador"  e pressione a tecla "ENTER".  O Ubuntu Linux será inicializado e a tela de inicialização será apresentada.
  • Caso deseje instalar diretamente, sem executar o Ubuntu, selecione a opção "instalar o Ubuntu"  e pressione a tecla "ENTER"


Após alguns minutos, esse tempo depende da capacidade do computador, isto é : tipo de processador, quantidade de memória, velocidade do drive de DVD e velocidade do HD.  Lembre-se que o sistema ainda não está instalado, ele está rodando diretamente do DVD.
Após a inicialização será apresentada a tela principal do Ubuntu.  Caso a opção escolhida tenha sido instalar diretamente, será apresentada a tela do instalador (próxima tela).




Neste momento o Ubuntu está totalmente utilizável, isto é, pode-se executar qualquer programa que esteja instalado, através da seleção de uma das opções do menu "Aplicativos", apresentado na parte superior esquerda da tela.
Para iniciar a instalação do Ubuntu no HD (disco rígido) do computador, deve-sedar um clique duplo com o botão esquerdo do mouse sobre o ícone "Instalar o sistema no computador", apresentado na parte central esquerda da tela. Será apresentada a tela do instalador.




 Selecione a opção "Português do Brasil" e clique no botão "Avançar". Será apresentada a tela de seleção de fuso horário.





 Selecione o fuso horário da sua região e clique no botão "Avançar". Será apresentada a tela de seleção do tipo de teclado utilizado no computador.

 

Selecione o tipo do teclado e clique no botão "Avançar".  Existem vários layouts deteclado para o nosso idioma, o primeiro é o Brazil (ABNT2) que corresponde aos teclados fabricados no Brasil e que possuem a tecla “ç”. Teste o teclado no campo localizado na parte inferior da janela.
Será apresentada a tela de preparação de espaço no HD.



Para usuários iniciantes, recomendo apenas a seleção de uma das duas primeiras opções de particionamento do HD.  A opção Manual só deve ser escolhida por usuários com experiência em criar e manipular partições de disco.
Entenda as opções :
  • Aproveitamento de espaço livre no HD, através de redimensionamento da partição existente. Esta opção deve ser selecionada quando  já existe um sistema operacional instalado no computador, e se deseja mantê-lo. O instalador criará, após a instalação, um menu de seleção do sistema operacional a ser utilizado. Ex :Já existe o Windows instalado e se deseja mantê-lo.

    • O menu de seleção do sistema operacional, será apresentado sempre que o computador for ligado ou reinicializado.


  • Utilização doHD inteiro. Esta opção apaga todo o conteúdo do HD antes de instalar o Ubuntu Linux.
Após selecionar a opção desejada, clique no botão "Avançar". Será apresentada a tela de informações para criação do usuário.




Preencha as informações necessárias para a criação do usuário. Crie uma senha segura.
A opção "Log in automatically" deve-se selecionada caso se deseje que o Ubuntu seja inicializado sem a necessidade de informar o usuário e a senha.  Esta opção não deve ser utilizada no caso de instalação em Notebooks, devido a problemas de segurança, pois este foi projetado para ser móvel e utilizado em vários lugares.
Clique no botão "Avançar". Será apresentada a tela de resumo das opções de instalação.



Verifique suas opções de instalação, e se estiverem OK, clique no botão "Instalar" . Será apresentada a tela de progresso de instalação.



 Após alguns minutos, esse tempo depende da capacidade do computador, normalmente entre 20 minutos e 1 hora, isto é : tipo de processador, quantidade de memória, velocidade do drive de DVD e velocidade do HD. Será apresentada a tela de reninicialização do sistema.

 

Pronto, o Ubuntu está instalado no HD do computador. Clique no botão "Reiniciar agora" .  Será apresentada a tela de retirada do DVD do drive.






Retire o DVD do drive e pressione a tecla "ENTER".  O Ubuntu será iniciado após a reinicialização do computador.

BEM-VINDO A COMUNIDADE DOS USUÁRIOS DO UBUNTU LINUX !

Matéria: http://www.linuxnopc.com.br





Home - Loja Online - Artigos - Gospel - Infomática - Linux - Contato - Login