Patrocínio

Promoção

Assuntos


Aproveite melhor os recursos que o Google oferece

Fazer uma busca no Google é fácil, mas, com algumas dicas, é possível obter resultados mais precisos. Veja, abaixo, uma série de macetes.

Aspas
Para buscar uma frase exata, use aspas. Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.

Uma pesquisa por "Nossa Senhora Aparecida", entre aspas, retorna resultados mais precisos do que a busca sem esses sinais gráficos. 

Exclusão

Use o hífen antes de um termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa.
Se você quer encontrar referências a Pelé que não contenham a palavra Santos, por exemplo, basta procurar por Pelé -Santos.

Asterisco

Um asterisco indica a falta de uma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem um ditado popular.
Busque, entre aspas, "em casa de * o espeto é de pau". Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (ferreiro).

Tipo de arquivo

O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype, seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.
Para encontrar, em PDF, o texto de "Dom Casmurro", de Machado de Assis, faça uma busca por Machado de Assis Dom Casmurro filetype:pdf.

Site específico

Dá para fazer uma busca com resultados que se restrinjam a apenas um site.
Para encontrar referências a Pablo Picasso no UOL, por exemplo, procure por Pablo Picasso site:www.uol.com.br.

Pesquisa avançada

Clicando no link Pesquisa avançada na página inicial do Google, você tem acesso a uma série de opções, como restrições a resultados em apenas certos idiomas ou de sites de determinado país.
Nessa página, você pode fazer buscas como as das dicas acima sem precisar decorar nenhum comando.


 

Home - Loja Online - Artigos - Gospel - Infomática - Linux - Contato - Login